A obra do Sistema de Abastecimento de Água Integrado Piauitinga (Adutora do Piauitinga), que vai levar água para os município de Lagarto, Salgado, Simão Dias e Riachão do Dantas, no Centro-Sul de Sergipe está em fase bem adiantada. Uma das frente de trabalho referente a construção da nova estação de tratamento de água que vai atender a este sistema integrado já executou 70% de suas obras. A outra frente, onde essa adutora, já está com aproximadamente 40% das suas obras executadas. A obra vai levar desenvolvimento e qualidade de vida para os moradores da região Centro Sul de Sergipe e atender a mais de 170 mil pessoas nos quatro municípios.

O sistema integrado de abastecimento de água contará com nova captação e estação de tratamento e tem um investimento na ordem de R$ 83.514.821,00, com recursos que foram adquiridos antes da pandemia da Covid-19 e as obras iniciadas anteriormente a este período. O trabalho do Governo do Estado de Sergipe, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), com execução da Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO) leva progresso e segurança hídrica de mais de 30 anos para toda a região. Segundo o diretor de Meio Ambiente e Expansão da Companhia, Gabriel Campos, a obra vai além do abastecimento de água. “Esta ampliação da adutora fará com que não só Lagarto, mas também Salgado, Riachão do Dantas e Simão Dias tenham segurança hídrica, o que serve também de atrativo para instalação de novas indústrias comércios, gerando emprego e renda para a região”, acredita.

Na obra a preocupação com uso de equipamentos de segurança é uma determinação do Governo de Sergipe à empresa contratada. O Secretário da Sedurbs, Ubirajara Barreto ressalta que depois que o Governo assinou o decreto de isolamento social todas as empresas que executam obras para o governo foram notificadas para estarem atentas ao uso do Equipamentos de Segurança nos canteiros de obra. “Procurei todos os empreiteiros para fazer o alerta da importância de manter o trabalhador na obra seguro e com máscaras e demais equipamentos necessários a depender do tipo de serviço de cada trabalhador. Estamos indo fiscalizar as obras e percebemos que todos as empresas estão cumprindo a determinação”, explica o secretário.

Estação de tratamento

Na cidade de Lagarto estão sendo construídos dois novos reservatórios apoiados, com capacidade para um milhão de litros de água em cada um. A tubulação que está sendo executada é de 500 e 600 mm, em um trecho de aproximadamente 13km de 500mm e o restante em tubos de 600mm, também está sendo colocada em algumas ruas da cidade.

Em paralelo as obras na cidade de Lagarto, no município de Salgado está sendo executada a obra da estação de tratamento que captará água do Rio Piauitinga, em Estância, passará pela estação de tratamento em Salgado até chegar em Lagarto. Serão executados 48 mil metros de adutoras desde o município de Estância até Lagarto. A previsão é que esta duplicação seja concluída em dois anos e garanta o abastecimento da região por mais três décadas.