A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), sagrou-se vencedora do Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento – PNQS, no Nível II. Essa premiação foi instituída em 1997 pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (ABES), para reconhecer as empresas do setor que se distinguem pela boa gestão dos serviços de saneamento. Em 2019, o Troféu Quíron de Prata, na categoria “As Melhores em Gestão no Saneamento Ambiental AMEGSA”, veio para Sergipe com os cases “Gestão do processo de leitura integrada às práticas de cobrança e fiscalização de imóveis na região metropolitana” e “Projeto Social: Complexo Jardim Campo Novo”, com dois trabalhos reconhecidos na área de Inovação da Gestão em Saneamento – IGS.

Ciente da complexidade e do alto grau de avaliação do PNQS, o diretor-presidente da Deso, Carlos Melo, comemora o êxito: “Sabemos como é difícil alcançar a sonhada excelência. Temos um grande caminho pela frente na empresa, por isso, a cada ano estamos aprimorando e melhorando os processos. Todos estão de parabéns, o empenho é importante e vamos continuar nos aperfeiçoando. O reconhecimento do PNQS é a certeza que estamos no caminho certo, sempre unidos e mais fortes a cada ano”, afirmou.

O fortalecimento do aprendizado organizacional com a consequente melhoria no planejamento e na implementação de inovações é uma das contribuições do PNQS. Segundo a Gerente de Receita da Deso, Daíza Sobral, vencer este ano trouxe um sabor especial, graças cinquentenário da Companhia. “Deixamos registrado a garra de todos que fazem esses resultados e que colaboraram com esse aprendizado, consolidado através da visão sistêmica, que sem essa, não haveria premiação”.

Para o coordenador de fiscalização da Gerência Comercial Sul, Alexandre Dantas, e apresentador do case classificado no IGS, “Projeto Social: Complexo Jardim Campo Novo”, o trabalho exibido inclui clientes na tarifa social, reduz a deficiência do abastecimento e apresenta outros benefícios. “O objetivo foi combater as irregularidades, melhorar a relação entre a empresa e comunidade. Criamos um projeto onde incluímos 352 clientes na tarifa social, 650 ligações e religações, além de diminuirmos a deficiência de abastecimento. Hoje, o trabalho serve como modelo para a Companhia em todas as outras unidades corporativas de fiscalização. Os benefícios que a empresa recebeu do projeto foram a qualidade da água, melhoria no abastecimento, redução de custos, estreitamento da relação entre a Deso e a comunidade, aumento das ligações ativas e um recadastramento do setor”, destacou.

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