“Me mudei ontem à noite e não consegui dormir de tanta felicidade. Não tenho palavras para agradecer ao Governo do Estado por esse milagre. Sou viúva e nunca teria condições de fazer essa reforma e construir meu banheiro, pois o pouco que tenho é para comprar remédios e me alimentar. Amei demais, estou me sentindo em um palácio”.


A alegria estampada no rosto é da dona de casa, Josinete de Jesus Santos, de 55 anos, isso é em razão das intervenções estruturais em sua residência, na Rua Maria da Conceição, no município de Poço Verde, proporcionadas pelo Programa Novo Lar.


De acordo com o secretário estadual do desenvolvimento urbano e sustentabilidade, Ubirajara Barreto, o programa, além de proporcionar melhorias estruturais, investe na melhoria da autoestima dos contemplados. “Milhares de famílias sobrevivem com o mínimo possível e muitas vezes a remuneração, proveniente das atividades laborais, é destinada às despesas básicas, e, por se tratar de pessoas com baixa renda, seus lares são simples e necessitam de algum tipo de melhoria estrutural que eles não dispõem de recursos para fazê-lo. O Novo Lar, além de garantir segurança e propiciar condições salutares com a execução dessas intervenções, eleva a dignidade dessas famílias que passam a sentir-se mais confortáveis”, afirma.


O programa


Executado pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), o programa compreende um conjunto de ações voltadas para a requalificação de unidades habitacionais em situações precárias no Estado de Sergipe. Entre os objetivos principais do programa, está o resgate da autoestima das famílias beneficiadas, mediante recuperação dos componentes estruturais, das condições sanitárias e estéticas das suas residências.


Para a inclusão das famílias no programa, a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência Social e do Trabalho (SEIT) manteve contato com as secretarias municipais de assistência social, ocasionando a seleção, cadastramento e aprovação documental dos beneficiários, dividindo-os em três lotes, abrangendo, nessa primeira etapa, 60 municípios.
À Sedurbs, compete a deflagração dos processos licitatórios dos Lotes 1, 2 e 3, elaboração de projetos e planilhas orçamentárias, acompanhamento das obras e fiscalização dos serviços, que neste momento beneficiarão 30 famílias no município de Poço Verde, 20 em Moita Bonita e 8 em Carira.


Em cada unidade habitacional, poderão ser promovidos serviços como revestimento e pintura das áreas externa e interna, implementação e reforma das instalações sanitárias, ou, em alguns casos, outra intervenção estrutural, a fim de garantir a integridade física dos moradores. O valor é de até R$ 10.000,00 (dez mil reais) por unidade habitacional, beneficiando cerca de 38 mil famílias de 60 municípios nos oito territórios sergipanos.


Dignidade


Pais de três crianças e também residentes na Rua Maria da Conceição Santos, o casal formado por José Henrique Fernandes, 27 anos, e Andreia Alexandre, 25 anos, não esconde a satisfação com a realização da obra. “Nossa casa estava precisando da troca da tesoura (peça de madeira que sustenta a parte principal do telhado) e estávamos muito preocupados, pois o serviço precisava ser feito com uma certa urgência e não tínhamos condições financeiras. Agora só temos a agradecer, já que estamos seguros e tivemos a construção do nosso banheiro, a recuperação da calçada, recuperação do reboco e pintura da fachada”, orgulha-se o autônomo.


O secretário da Sedurbs, Ubirajara Barreto, acrescenta que as obras do programa seguem concretizando os sonhos dos sergipanos menos favorecidos. “Atualmente nove famílias em Poço Verde, quatro em Moita Bonita e três em Carira estão com obras em suas residências em andamento ou sendo finalizadas, nas próximas semanas será a vez de alguns moradores de Malhador serem contemplados pelo Novo Lar”, ressalta.


Municípios contemplados


O primeiro lote abrange os territórios do Agreste Central, Centro Sul e Sul Sergipano e serão contemplados 28 Municípios, sendo eles: Carira, Nossa Senhora Aparecida, São Miguel do Aleixo, Frei Paulo, Moita Bonita, Itabaiana, Macambira, Pedra Mole, Pinhão, Riachão do Dantas, Areia Branca, Tobias Barreto, Lagarto, Salgado, Boquim, Pedrinhas, Estância, Campo do Brito, Simão Dias, São Domingos, Arauá, Umbaúba, Santa Luzia do Itanhy, Cristinápolis, Tomar do Geru e Itabaianinha.


Nos Territórios da Grande Aracaju e Leste Sergipano, serão beneficiadas famílias de Aracaju, São Cristóvão, Laranjeiras, Barra dos Coqueiros, Riachuelo, Santo Amaro das Brotas, Maruim, Capela, Carmópolis, Siriri, Santa Rosa de Lima, Pirambu, General Maynard e Muribeca, totalizando 16 municípios.


A mesma quantidade de municípios, também serão beneficiados nos Territórios do Alto Sertão, Baixo São Francisco e Médio Sertão Sergipano, dos quais, moradores de Amparo do São Francisco, Brejo Grande, Canindé do São Francisco, Canhoba, Cedro de São João, Gararu, Japoatã, Malhada dos Bois, Monte Alegre de Sergipe, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora de Lourdes, Neópolis, Pacatuba, Poço Redondo, Porto da Folha e Propriá terão suas residências atendidas pelo Novo Lar.

Última atualização: 11 de fevereiro de 2022, 11:41 AM