“Nem ficou pronto, mas já está uma beleza, vai ficar muito melhor, a feira que era bagunçada será organizada com freezer, balança, boxes separados para a venda de produtos. Simão Dias está cheia de obras, mas para mim essa é a melhor delas”. A afirmação do autônomo, Leônidas José Conceição, 44 anos, é em razão da reforma e ampliação do Mercado Municipal de Simão Dias, que a cada dia se mostra mais imponente e proporcionará uma grande transformação na feira livre do município situado no Território Centro Sul Sergipano.

Situado no número 83 da Travessa José Avelino de Oliveira, no centro da cidade, a  revitalização do espaço faz parte do Avança Sergipe, programa criado pelo Executivo Estadual com o objetivo de reaquecer a economia bastante prejudica em razão da pandemia da Covid-19 e está sendo  realizada pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), com investimentos na ordem de R$ 10.284.610,99, provenientes do Tesouro Estadual.

Os serviços

Segundo o secretário estadual do desenvolvimento urbano e sustentabilidade, Ubirajara Barreto, a cada dia os serviços se tornam mais céleres. “Atualmente 100 profissionais se revezam em diversas frentes de trabalho, em uma parte do espaço está sendo executada aplicação de cerâmica e do piso granítico em alguns boxes e reboco em outros, escavação para a estrutura dos boxes restantes, aterro para aplicação do piso base em alguns espaços e aplicação da base para o piso de alta resistência noutros, execução de laje e vigas para estrutura, escavação para a execução das sapatas dos pilares restantes”, detalha.

Ubirajara Barreto acrescenta que em outra parte do mercado, os serviços complementares estão adiantados. “Em alguns setores estão sendo feitas as instalações elétricas e dos tubos de energias, hidráulicas e do sistema de incêndio, aplicação de piso granítico, lixamento de rodapés, concretagem em cinco corredores de boxes, reforço de alguns pilares e outros revestimentos, sendo que a partir da próxima semana iniciaremos o serviço de cobertura, de modo que a obra está 60% executada.

A revitalização

Com conceito arrojado, o mais novo mercado se tornará um dos mais modernos do Território Centro Sul. Dividido em quatro blocos ele terá 122 novos boxes para a comercialização de produtos diversificados, 50 para o comércio de grãos, 24 para aves, 15 para suínos, 13 para miúdos, 6 para ovinos, 19 lanchonetes e instalação de câmeras frigoríficas, totalizando 249 espaços. O centro de comercialização também será dotado de novas instalações elétricas e hidrossanitárias, implantação de Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), de  gás, sistema de combate a incêndio e pânico, de alarme e CFTV para vigilância interna e externa, serviços de drenagem com implantação de reuso da água, restauração de toda a cobertura existente, recuperação de pintura geral e estrutura metálica, implantação de acessibilidade com rampas, placas indicativas, piso alerta, tátil e direcional.

Para Ubirajara Barreto, a intervenção trará inúmeros benefícios para o município. “Construído há muitos anos, essa é a primeira vez que o mercado recebe uma ampla reforma. Tanto os consumidores quanto os comerciantes terão a seu dispor um espaço com comodidade, dotado de acessibilidade em todos os ambientes, higiene e segurança, requisitos essenciais para a realização das feiras livres”, frisa.

 

Última atualização: 12 de abril de 2022, 15:30 PM