Os novos gestores dos Comitê de Bacias Hidrográficas e no Conselho Estadual de Recursos Hídricos de Sergipe devem tomar posse no fim deste mês, eles foram eleitos nas Plenárias dos Comitês, que fizeram parte do processo eleitoral para a Gestão de 2022-2024, que ocorreram na última semana, na sede da Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Serhma).

A eleição tem como objetivo a reunião e escolha democrática entre os órgãos habilitados no processo e foi conduzida pelos membros da comissão eleitoral, com apoio da Serhma e o Departamento de Planejamento e Gestão Participativa (DPGP).

O Diretor de Departamento de Planejamento de Gestão Participativa da Secretaria de Desenvolvimento e Sustentabilidade (SEDURBS), Marcos Ribeiro Leite, explicou que a nova gestão vai oxigenar o trabalho dos comitês “Teremos uma renovação, com ideias que irão chegar para a questão hídrica do nosso Estado, onde os novos membros farão também uma gestão de forma descentralizada, envolvendo todos os segmentos em busca de melhorias, antenadas com a problemática nacional, como a questão da crise hídrica, unindo forças sempre pela resolução dos possíveis conflitos existentes em cada bacia”, explicou.

A posse ocorrerá no dia 30 de novembro de 2021 de 8 às 12hrs.

Resultados das Plenárias

A primeira plenária eleitoral foi da Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe (CBHSE) no dia, 9, conduzida por Kelma Vitorino (membro da comissão eleitoral), que se reuniu com o Poder Público Municipal, usuários de água e Sociedade Civil. Foram eleitas, como titulares das entidades municipais: Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro, Itabaiana e Câmara de Aracaju; Como Suplente: Aracaju, São Cristóvão, Laranjeiras e Câmara Municipal de São Cristóvão. Para Usuários de Água, os titulares eleitos: SAAE/São Cristóvão, Deso, Fies, PROQUIGEL, Colônia de Pescadores Z2, Associação de Aquicultores. Os suplentes são: SAAE / São Cristóvão, DESO, VOTORANTIM, FIES, Colônia Z2 e Associação de Aquicultores. A FETASE irá indicar o Sindicato de Trabalhadores Rurais de Siriri e de Nossa Senhora das Dores como titulares e suplentes. Na representação da Sociedade Civil Organizada, os titular: IFS, UFS, UNIT, ABES, IDESA, Fundação Mamíferos Aquáticos, OSCATMA e CREA; Suplentes: IFS, UFS, UNIT, COMBAZE, IDESA, ACIJOBA, OSCATMA e CREA.

No segundo dia, 10, ocorreu a plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Japaratuba, conduzida por Maria Nogueira Marques (membro da comissão eleitoral). Foram eleitas como titular do Poder Público Municipal: Barra dos Coqueiros, Capela, Divina Pastora; Suplentes: Barra dos Coqueiros, Capela e Divina Pastora; Usuários de Água titulares: SAAE/Capela, DESO, Junco Novo, STTR Aquidabã, FETASE e FIES; Suplentes: UFS, IFS, Quilombola, ABES, IDESA, Fundação Mamíferos Aquáticos, OSCATMA E CREA. E Sociedade Civil: UFS, UNIT, Quilombola, ABES, IDESA, Fundação Mamíferos Aquáticos, OSCATMA E CREA. Supletes: SAAE/Capela, DESO, Junco Novo, STTR Nossa Senhora das Dores, STTR Siriri e FIES;

No terceiro dia de plenária, 11, ocorreu a plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Piauí, que foi conduzida por Ardilles Souza (membro da comissão eleitoral), reuniram-se o Poder Público Municipal, usuários de água e Sociedade Civil. Foram eleitas as seguintes entidades municipais, como titular: Estância, Riachão do Dantas, Câmara de Pedrinhas. A suplência ficou para a prefeitura de Boquim. No seguimento usuários, a titularidade e suplência estão respectivamente para: SAAE/Estância, DESO, FIES, Grupo Constâncio Vieira, Associação de produtores orgânicos de Estancia, Colônia de pescadores Z3 e Z4 e FETASE. No seguimento Sociedade Civil as titularidades estão para: Quilombola, AGES, UFS, OSCATMA, ABES, UNAMME, OAB, CREA. E a suplência para: Quilombola, AGES, UFS, Associação MACEDINA, FMA, Associação Terra Caída, OA e CREA.

No quarto e último dia, 12, ocorreu a plenária do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CONERH), conduzida por Rosa Cecília Lima (membro da comissão eleitoral), foram eleitos pelo Poder Público Municipal como titulares as Prefeituras de São Cristóvão, Indiaroba e Santo Amaro das Brotas e os suplentes: Prefeituras de Nossa Senhora do Socorro, Umbaúba e Frei Paulo. Usuários de água titulares são DESO, FETASE e Associação de Aquicultores e os suplentes SAAE/ CAPELA, FETASE e Associação de Aquicultores e para Sociedade Civil os titulares são CREA, UFS, Associação Terra Dura e Coqueiral e ABES e os suplentes são CREA, UNIT, Quilombola de Capela e IDESA.