Principal meio de acesso ao Litoral Norte Sergipano e um dos mais imponentes cartões-postais da capital sergipana, a ponte Construtor João Alves (Aracaju/Barra dos Coqueiros) localizada na Rodovia SE-200 está recebendo a troca de juntas de dilatação e recuperação dos berços.

Com investimentos no valor de R$ 7.779.283,91, a obra executada pelo Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), compreende a substituição dos 14 pontos onde ficam as juntas de dilatação nos dois sentidos das pistas de rolamento, o que garantirá segurança ao tráfego de veículos, estando 45% já executada.

As atividades consistem na demolição do lábio porimérico, que vem a ser o reforço nas bordas das juntas, feito à base de resinas de elevada resistência, rompimento do concreto antigo, limpeza da área e averiguação sobre a necessidade da troca das ferragens. Não havendo oxidação nas ferragens, as juntas são substituídas, e, posteriormente é realizada uma nova concretagem e vedação de uma extremidade à outra.

O andamento dos serviços

Atualmente está sendo executada a demolição dos berços de concreto, avaliação das ferragens e remoção das juntas antigas em quatro pontos, em uma das vias, no sentido Aracaju/Barra dos Coqueiros, assim como em três pontos em uma das vias no sentido inverso.

O secretário Luiz Roberto Dantas ressalta que até a conclusão da obra, prevista para julho deste ano, o trânsito na ponte ficará parcialmente interditado. “Por se tratar de um serviço minucioso e que requer segurança, o tráfego nos dois sentidos da ponte ocorrerá apenas em uma das vias, visto que após a troca das juntas em cada um dos pontos, faz-se necessário um período de 28 dias para a cura do concreto aplicado, garantindo, assim, a renovação da vida útil da ponte, bem com segurança na trafegabilidade”, frisa.