“Está bonito, agradável, um novo local atrativo, e, com a ciclovia ficou ainda melhor, pois, para mim que trafego sempre por aqui mudou completamente, antes corríamos riscos, pois o trajeto pela calçada era irregular, ficou bom mesmo”. A satisfação do analista clínico, André Azevedo, tem como justificativa a conclusão do primeiro trecho da Orla Sul, na faixa litorânea da capital.

Margeando uma parte do Oceano Atlântico na Zona Sul de Aracaju, o primeiro trecho do mais novo atrativo turístico da capital sergipana modificou o cenário da região e já está promovendo melhorias na qualidade de vida dos aracajuanos que possuem agora um novo espaço de lazer e a prática de atividades físicas.

Executada pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), o primeiro dos quatro trechos que compõem a Orla Sul dá continuidade ao ponto turístico sergipano mais visitado, a Orla de Atalaia, recebeu investimentos no valor de R$ 8.834.893,71 provenientes do Tesouro Estadual.

A nova orla

Iniciando a partir da intersecção da Avenida Santos Dumont com a Rua Deputado Clóvis Rollemberg, no bairro Atalaia, após a Passarela do Caranguejo, o trecho possui 2.260 metros de extensão, delimitados por uma mureta/banco linear em todo o perímetro, calçadas e ciclovia em mão dupla, quatro bolsões de estacionamento, sinalização vertical e horizontal e lixeiras. A iluminação é diferenciada, tendo sido acoplados 72 braços de luz nos postes de concreto, implantados 11 postes com quatro pétalas cada e 206 luminárias modernas com lâmpadas em led em toda a extensão.

A intervenção também foi contemplada com áreas de lazer contendo aparelhos de ginástica, espreguiçadeiras,  brinquedos e esculturas. O projeto paisagístico foi concebido de forma a incorporar às árvores existentes, de modo que em vários trechos, a calçada possui aberturas para preservá-las. Outro ponto alto do projeto foi o plantio de muitas espécies nativas da região, inclusive algumas que haviam desaparecidas daquela área, além de uma grande quantidade de espécies vegetais nativas, a  fim de compensar a inevitável supressão (devidamente autorizada e licenciada) de algumas delas, durante o processo de construção da mureta e dos bolsões de estacionamento. Também foi executado o serviço de drenagem pluvial em todo o trecho.

Grande ponto de atração de banhistas na Praia de Aruana, o Deque do Banho Doce também integra o Trecho 1 e foi completamente revitalizado, tendo em sua nova composição, passarelas, rampas de acesso com corrimãos, bancos e pergolado em concreto, projeto paisagístico, além de um moderno chuveiro por onde corre as águas que lhe deram o nome.

O direito a acessibilidade foi assegurado com a implantação de bicicletários em todos os espaços de lazer, piso tátil, alerta e direcional nas calçadas, rampas para pessoas com mobilidade reduzida nas calçadas próximas aos bolsões de estacionamento e nas faixas de pedestres, três rampas de acesso à praia com corrimãos e ainda cinco passarelas de concreto (todas com iluminação), cujo acesso ao mar pode ser feito através de rampas, facilitando o trajeto dos cadeirantes. Para garantir ainda mais a segurança e integridade dos banhistas, foram construídos dois elevados em concreto que servirão de apoio aos guarda-vidas do Corpo de Bombeiros.

Integração com a natureza

Aposentado dos gramados, o jogador  Aldomir Evangelista de Souza, mais conhecido como ‘café’, substituiu as chuteiras pela bicicleta e se mostra contente com o mais novo atrativo turístico de Aracaju. “Pedalo todos os dias e gostei muito dessa obra, agora temos as calçadas largas, a ciclovia que em muito facilitou o tráfego para nós ciclistas, que agora não corremos mais riscos, além do espaço que ficou muito bonito e interage muito bem com a natureza”, ressalta.

Para o Secretário Estadual do Desenvolvimento Urbano, Ubirajara Barreto, a obra será um grande marco para o turismo do Estado. “A Orla Sul, cujo projeto total contemplará os 17,4 km partindo do final da Passarela do Caranguejo e percorre toda a Rodovia Inácio Barbosa até a Praia do Viral na  divisa com o município de Itaporanga D’ajuda, potencializará ainda mais o progresso, o turismo e o desenvolvimento econômico e social em uma região da capital que há alguns anos vem se expandindo. Com responsabilidade ambiental e completa integração com as belezas naturais, o Trecho 1 é apenas o início da transformação que o mais novo cartão-postal fará, e do qual os sergipanos já podem se orgulhar”, enfatiza.