Tratar do meio ambiente e planejar os rumos que Sergipe deve tomar para manter seu compromisso de cuidar da natureza, dos recursos hídricos e dos ecossistemas, esse é o objetivo da Semana do Meio ambiente, um evento online que trouxe como tema central “Restauração de Ecossistemas”. O evento teve início nesta quarta-feira( 02), e foi transmitido através o canal do Youtube da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), órgão organizador.

Na oportunidade, o secretário da Sedurbs, Ubirajara Barreto, abriu a semana do Meio Ambiente , em nome do governador Belivaldo Chagas, e ressaltou a importância do evento e do debate acerca da restauração dos ecossistemas. Em sua fala, o secretário elencou algumas ações do Governo do Estado no que se diz respeito a gestão dos recursos hídricos e ao meio ambiente. Ubirajara Barreto ressaltou que cuidar do Meio Ambiente é compromisso constante do Governo. “O trabalho é intenso e segue em várias vertentes. Temos ações como segurança de barragens e eventos críticos; Operação e Manutenção da Rede Meteorológica; Outorga de direito e uso da água; Operação e Manutenção da Rede Hidrométrica; Fortalecimento da governança com ações de apoio aos comitês das bacias hidrográficas; Operações conjuntas com Adema, polícia ambiental para fiscalização; Operação da Rede de Qualidade de Água, no meio ambiente; Ações de implantação, manutenção e monitoramento de seis unidades de conservação ambiental no Estado; Trabalho de compensação ambiental pela empresa Celse com os planos de manejo; Gerenciamento costeiro; Aterros sanitários; Implantação de Política Nacional de Resíduos Sólidos com catadores e coletores de recicláveis; Projeto Arborizar-se, com ações de educação ambiental. Essas são algumas das ações do governo em prol do meio ambiente”, pontuou o secretário.

O superintendente de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Ailton Rocha, que organizou o evento, explicou como se dará a semana ambiental, que vai ocorrer de hoje até sexta-feira, 4. “O evento contará com seis palestras magnas, trazendo como tema central a restauração do ecossistema, um tema utilizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e cai reunir especialistas em um espaço aberto para troca de experiências e debates. Nosso objetivo é conscientizar sobre a importância de preservar os recursos naturais que tem por finalidade criar uma postura crítica e ativa sobre as questões ambientais existentes no planeta e em especial no estado de Sergipe”, explicou.

“ É uma rodada de reflexão acerca das questões do meio ambiente, principalmente nessa semana, quando é celebrado o dia Internacional do Meio Ambiente. Queria parabenizar a Sedurbs pela escolha do tema central proposto que é aquilo que preconizamos para as questões do meio ambiente que nos deixa muito satisfeitos. Quero ressaltar a importância de tratar também nesta data de sustentabilidade, que é nosso ponto.  Reusar o máximo e com responsabilidade os recursos naturais e além disso trazer também a restauração dos ecossistemas que, com certeza, é uma tutela para os estados brasileiros e para todos nós que fazemos as frentes estatais, sendo nas suas diversas influências municipais, estaduais e federais, que é sempre trazer um olhar cauteloso, sustentável e acima de tudo restaurando nosso ecossistema”, disse o diretor-presidente da Adema, Gilvan Dias. 

A solenidade teve ainda a apresentação do Coral “Cantar das Águas”, da Companhia de Abastecimento de Sergipe, a Deso. A primeira palestra magna teve com o tema: Articulação dos procedimentos de outorga e licenciamento ambiental no Estado de Sergipe. Durante os três dias temas como: Mudanças Climáticas; A Importância das Unidades de Conservação de Sergipe; Logística Reversa; Gerenciamento Costeiro e Educação Ambiental estarão no centro do debate. O evento é aberto à população que deseja assistir e participar.