Conscientização e preservação do Meio Ambiente formam alguns dos temas levados pela Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso, até a cidade de São Cristóvão, durante a ação realizada na praça São Francisco, no Centro Histórico do município. O evento que contou com centenas de alunos do Colégio Municipal Gina Franco, reuniu o diretor de Meio Ambiente e Expansão da Deso, Gabriel de Campos, Marcos Santana, prefeito de São Cristóvão, além de representantes da Companhia e do município.

Após a aplaudida apresentação do Coral “Cantar das Águas", as ações tiveram início e os participantes puderam interagir na unidade móvel “Saneamento Expresso" – ônibus que apresenta uma maquete, detalhando todos os processos realizados no tratamento de água e esgoto, demonstrando o Ciclo do Saneamento -, além da distribuição das mudas de plantas. Para o diretor de Meio Ambiente e Expansão da Deso, Gabriel de Campos, é um momento gratificante.

“Observamos o entusiasmo das crianças, cada uma com sua muda, disposta a colaborar com o plantio e o reflorestamento. É importante fazer com que essas crianças comecem a entender que algo tão comum na nossa rotina como a água, deve ser preservada. Se você não tem a água disponível na natureza, você não tem a árvore, a vegetação. São Cristóvão sempre foi parceira da Deso, apesar de não termos operação em todas as áreas do município, mas temos uma parcela bastante significativa na Grande Rosa Elze com vários núcleos habitacionais bem populosos", explicou.

Para Marcos Santana, prefeito de São Cristóvão, fazer com que os alunos entendam todos os processos agrega conhecimento e informação. “Nessa semana em que comemoramos o Meio Ambiente e o Dia da Árvore, agradeço a presença da Deso e dos seus representantes nessa parceria bem-vinda para todos”, disse.

De acordo com Tiago Correia, Secretário do Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de São Cristóvão, a secretaria irá divulgar a distribuição das mudas com a população local. “Há um bom tempo que cultivamos a parceria com a Deso, recebendo as mudas e fazendo esse tipo de ação nas escolas do município, com a presença dos alunos, além de palestras com temáticas ambientais. Graças a essa parceria com a Deso, estamos com 2 mil mudas a disposição da  população, os  interessados podem entrar em contato conosco e ter acesso", garantiu.

Para o diretor-presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, Carlos Melo, que opera no município, a parceria com a Deso é sempre bem-vinda. “A Deso sempre esteve junto conosco na cidade. Tudo que precisamos a empresa está junto, então só faz engrandecer a área de saneamento, abastecimento, informação e do Meio Ambiente. Afirmo que é uma parceria muito positiva e com certeza iremos avançar cada vez mais", afirmou.

De acordo com Marcos Lázaro, presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas – CBH do Rio Sergipe o intuito é sensibilizar alunos e professores. “Temos o objetivo de percorrer as cidades que possuem Bacias Hidrográficas. A ideia surgiu do Programa Águas de Sergipe e temos essa percepção em avançarmos. São Cristóvão é mais uma cidade que está inserida nesse contexto. Ressalto a importância em sensibilizarmos alunos e professores nessa ação da Deso, para que possamos ter o cuidado como Ciclo do Saneamento e com o ciclo ideológico que sempre apresentamos", disse.

Para Luciene da Anunciação, professora do Colégio Municipal Gina Franco, a iniciativa gera muito conhecimento e conscientização aos participantes. “É uma ação relevante para o meio ambiente e faz com que os alunos tenham mais interesse em praticar a preservação, além de conhecer o trabalho da Deso, pois muitas vezes eles não possuem a noção do que a Companhia trata, de como são os processos que a empresa lida, em termos de abastecimento e tratamento. São detalhes que eles vivenciam diariamente, mas não tem a noção real de como acontece", enfatizou.

O aluno do 9º ano, o André dos Santos, conheceu o trabalho desenvolvido pela Deso e ampliou seus conhecimentos. “Entendi como o ciclo funciona e anteriormente não tinha essa noção. A manhã tem sido muito produtiva e ainda poderemos levar as mudas e fazermos o plantio ajudando ao meio ambiente", disse.

Ana Cristina, aluna do 8º ano, a experiência foi enriquecedora. “Quando soubemos que participaríamos dessa ação, não imaginava os detalhes do que poderíamos conhecer e entender. Espero que todos possam contribuir com o que aprenderam e tenham a consciência de cuidar de cada muda que está sendo distribuída pela Deso", afirmou.

Última atualização: 25 de setembro de 2019, 11:43 AM