Meio século de existência e uma longa trajetória de prestação de serviços humanitários e de qualidade para os cidadãos sergipanos. A celebração do cinquentenário da Defesa Civil de Sergipe aconteceu na manhã desta quinta-feira, 17, no Museu da Gente Sergipana, e reuniu diversas autoridades para celebrar a data, com objetivo de homenagear e destacar as atividades desenvolvidas pela Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil (Supdec).

A solenidade contou com a presença do Sr. Coronel Alexandre Lucas, Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) e do Secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), Ubirajara Barreto, e homenageou 70 personalidades civis e militares, bem como entidades que contribuem para o engrandecimento e atividades da instituição.

A Medalha de Mérito da Defesa Civil de Sergipe foi criada em 21 de fevereiro de 2022, pelo Decreto Governamental nº 32, assinado pelo governador Belivaldo Chagas, em alusão ao Cinquentenário da instituição e visa agraciar todas as personalidades civis e militares, bem como as entidades que contribuem para o engrandecimento do órgão, fazendo tornar notável e premiando pessoas homenageadas que tenham destacados serviços prestados à sociedade sergipana por meio das ações desenvolvidas pela Defesa Civil.
O superintendente da Supdec ten. cel. Luciano Queiroz, relembrou a trajetória da Defesa Civil e falou da honra fazer parte do órgão que completa esse cinquentenário. Segundo ele a Medalha do Mérito tem o objetivo de exaltar a importância de civis e militares no trabalho de cuidar da vida e da segurança dos sergipanos. “A Defesa Civil do nosso Estado, que trabalha com ações para salvaguardar a vida dos sergipanos em momentos difíceis, momentos de desastre, nos orgulha a todos. Cada pessoa que foi agraciada aqui hoje é de suma importância em cada ação e dá alicerce às nossas ações e nada mais justo que essa homenagem”, ressaltou.

Um vídeo documentário mostrou aos participantes a história da Defesa Civil de Sergipe, desde a sua criação até hoje. “ Independentemente do tipo de desastre, destaca-se que todos eles demandam a necessidade de ações que envolvem diversos segmentos da estrutura do Governo Estadual e, quando ocorrem de forma súbita, as medidas emergenciais de socorro e assistência devem ser iniciadas de forma imediata. Dessa maneira, a Defesa Civil vem atuando diuturnamente no decorrer desses 50 anos na coordenação das diversas ações preventivas, de preparação para emergências, de socorro e de reconstrução de áreas afetadas por desastres”, destacou o superintendente.

Foram homenageados o Governador do Estado de Sergipe, Belivaldo Chagas, o Secretário da Sedurbs, Ubirajara Barreto, o Secretário Nacional da Sedec, Ten. Cel. Alexandre Lucas, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, Luciano Bispo, ex-diretores da Defesa Civil Estadual, bem como os comandantes do Corpo de Bombeiros e Policia Militar, do 28 Batalhão de Caçadores, comandante da Capitania dos Portos de Sergipe, Comandante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Aracaju, Comandante do Grupamento Tático Aéreo de Sergipe, Ministério Público de Sergipe, Ministério do Trabalho de Sergipe, entre outros órgãos e instituições.

Durante a solenidade, o secretário da Sedurbs, Ubirajara Barreto, parabenizou a instituição e falou da importância da Supdec. “Quando integramos a superintendência Estadual de Defesa Civil à Sedurbs, enfrentamos muitos desafios, como por exemplo, o fechamento da ponte Pirambu-Barra dos Coqueiros; o episódio de derramamento de óleo no nosso litoral; índices pluviométricos acima da média histórica, causando não só problema no nosso estado, como também na região Nordeste como um todo; além das estiagens e secas, tudo com a ação efetiva dos servidores da Defesa Civil, atuando com maestria em todo o estado até fora, quando foi solicitada e nos saímos muito bem. Por isso, o dia de hoje é de gratidão pela equipe coesa, unida, que nos orgulha bastante. Gostaria de parabenizar todos os homenageados que contribuíram também em vários destes momentos”, agradeceu.

O Coronel Alexandre Lucas, Secretário Nacional da Sedec, enalteceu o trabalho da Defesa Civil de Sergipe. “São 50 anos de trabalho e sou testemunha da evolução da Defesa Civil de Sergipe. Já estou há 20 anos nesse sistema, fui Defesa Civil de Minas Gerais, de Belo Horizonte e tem quatro anos que sou Defesa Civil do Brasil, e acompanhei o desempenho do órgão aqui em Sergipe que posso afirmar: está no caminho certo. Nós criamos um grupo de apoio a desastres do Governo Federal, onde nós buscamos excelentes profissionais para socorrer outros estados que precisaram de ajuda e Sergipe deu sua contribuição. Orgulhe-se da Defesa Civil de Sergipe, quando solicitados, os profissionais desse estado foram brilhantes naquilo que fizeram, dando uma contribuição de excelência, servindo as pessoas com entusiasmo, profissionalismo, com muita competência, fica aqui todo meu reconhecimento ao Governador e essa equipe brilhante”, disse.

Última atualização: 17 de novembro de 2022, 18:46 PM por: