As temperaturas devem subir um pouco mais neste fim de semana no Alto Sertão Sergipano, é o que prevê a análise feita pela Coordenadoria de Meteorologia e Mudanças Climáticas (CMT). O fato ocorre em razão do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e da Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS), que é um sistema de alta pressão semi permanente sobre o sul do Oceano Atlântico. As temperaturas elevadas e a sensação térmica que perduram em todo o Estado nos últimos dias vão predominar durante o fim de semana.

De acordo com a CMT da Serhma, de hoje,18 até a segunda-feira, 21, o posicionamento do VCAN, sobre o leste do Nordeste no Oceano Atlântico continua gerando uma zona de Alta Pressão atmosférica sobre o Estado de Sergipe, dificultando a formação de nuvens e ocasionando céu limpo e temperaturas elevadas.

Por outro lado, a ASAS contribui para a chegada de umidade oceânica à superfície o que dá uma amenizada das temperaturas no litoral, podendo também trazer chuvas leves e isoladas durante o fim da madrugada e início da manhã do domingo em alguns territórios. No entanto, no Território do Alto Sertão, as temperaturas poderão passar dos 35ºC.

Para esta sexta-feira, 18, a tendência é de céu aberto com poucas nuvens nos Territórios do Alto Sertão Sergipano e Grande Aracaju e tempo parcialmente nublado nos demais. A tarde tem possibilidade de céu aberto com poucas nuvens no litoral e tempo parcialmente nublado no interior, enquanto à noite tende a ter tempo nublado e parcialmente nublado ao longo de todo o território sergipano, sem ocorrência de precipitações com valores consideráveis. No litoral as temperaturas variam de 23,7°C a 30,6°C, já no interior, elas oscilam entre 21,5°C e máximas de 33,5°C.

No sábado, a madrugada será de tempo nublado em todo o Estado, a manhã parcialmente nublada no litoral e céu aberto com poucas nuvens no interior. Na tarde, possibilidade de céu aberto com poucas nuvens em todo o Estado, o período da noite tende a ter tempo parcialmente nublado a nublado ao longo de todo território Sergipano, sem ocorrência de precipitações com valores consideráveis. No litoral, os termômetros registram mínimas de 23,5° no litoral e 21,6°C no interior, e máximas de 30,9°C e 34,1°C, respectivamente.

A manhã do domingo será de chuvas leves nos Territórios Centro Sul e Sul Sergipano e tempo nublado nos demais. Já no período vespertino, elas ocorrem de maneira isolada nos territórios do Baixo São Francisco e do Leste Sergipano, e céu parcialmente nublado nos outros seis. A noite tende a ser de tempo nublado e parcialmente nublado em todo o Estado. As temperaturas no litoral oscilam entre 26°C e 31,1°C, já no interior variam de 21,7°C à 33°C.

Última atualização: 18 de fevereiro de 2022, 11:58 AM