Já tem máquinas e homens trabalhando a todo vapor no Mercado Municipal de Simão Dias, Território Centro Sul do estado. A reforma, autorizada na última semana pelo governador Belivaldo Chagas, teve início com a derrubada de algumas paredes e retirada de entulhos e prossegue com o cronograma. Depois de reformado, o local passará a contar com acessibilidade e construções de novos boxes, totalizando 249 espaços para comercialização de produtos.

Para os moradores e comerciantes que atuam na área destacam as vantagens que a obra trará para o comércio local. O comerciante Raimundo Chaves disse que a reforma é fundamental e que vai beneficiar muito os comerciantes, com melhorias nas condições dos produtos comercializados. “Depois da obra a carne que ficava exposta vai para câmaras frigoríficas, dando mais segurança para quem compra. Com o mercado estruturado, organizado, só temos a ganhar, tanto os comerciantes, como nós que compramos lá, estamos gratos pela reforma”, comemorou.

Foi com o objetivo de estimular a economia da região e levar mais desenvolvimento ao município de Simão Dias, além de oferecer melhor segurança e higiene aos produtos que a obra foi pensada pelo Governo de Sergipe. Executada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Sedurbs, e tem um investimento no valor de R$ R$ 10.284.610,99.

Ailton Andrade Santos é comerciante e trabalha no mercado vendendo calçados, ele disse estar otimista para a reforma. “Estava precisando de uma reforma, vai ser bom para gente porque vai melhorar as condições do lugar, eu não lembro de ter tido reforma aqui antes e ela vai melhorar muito para a gente com um local todo reformado”, contou.

Já a autônoma Ana Gleide exalta as vantagens dessa obra como consumidora do mercado e disse que o local precisava muito dessa reforma, principalmente na área de banheiros e de manipulação de carnes. “A reforma do mercado vai melhorar muito as condições aqui do mercado, porque precisa investir em uma boa estrutura e condições de higiene do local. Os banheiros estavam em péssimas condições, a parte da carne também, então a gente vê outros mercados que foram reformados pelo governo, como o de Lagarto, e já fica imaginando a melhoria para a nossa cidade” comentou.

A obra

A obra compreende a execução de serviços de fundações; Instalações Hidrossanitário, Elétrica e SPDA; Gás e Incêndio; drenagem; Restauração de toda a cobertura existente; Recuperação e pintura total da estrutura metálica; Execução de câmara fria; Sistema de reuso de água de chuva; sistema de combate a incêndio e pânico; Sistema de alarme e CFTV para vigilância interna e externa do mercado. A reforma do mercado ainda contará com acessibilidade e construções de novos boxes: 122 boxes de bovinos, 24 boxes de frangos, 15 boxes de suínos, 06 boxes de ovinos, 50 boxes de grãos, 13 boxes de miúdos e 19 lanchonetes, totalizando 249 boxes.

Segundo o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Ubirajara Barreto, as melhorias proporcionarão, melhores condições de higiene ao ambiente. “É uma obra que vai ser uma reforma em toda sua estrutura, desde a parte de fundação, até a parte de mesoestrutura e superestrutura. Nós teremos, também, SPDA que é o Sistema de Provisionamento para Descargas Atmosféricas, teremos climatização, câmara frigorífica, então é uma obra de um potencial muito grande para essa região. É mais uma obra que faz parte do programa Avança Sergipe, fazendo com que haja emprego e renda para a população”, explicou o secretário.