Convidada a participar de um treinamento desenvolvido pelos representantes do Riomar Shopping, a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) designou um profissional do seu quadro administrativo para realizar um treinamento/palestra voluntária sobre Procedimentos Operacionais Padrões em ocorrências que envolvem animais silvestres e pets desacompanhados, para os colaboradores dos setores de Brigada e Segurança do centro de compras.

Com o apoio do Pelotão de Polícia Ambiental (PMSE), o médico veterinário Daniel Allievi usou alguns animais inofensivos para a demonstração prática das técnicas ensinadas, sendo eles, uma jandaia (Aratinga jandaya), um cabeça vermelha (Paroaria dominicana) e duas cobras Corn snake (Pantherophis guttatus), mais conhecida como cobra-do-milho.

O treinamento/palestra foi dividido em dois blocos. O primeiro foi composto por uma apresentação em slides realizada pelo veterinário, que explicou as técnicas de captura, os devidos passos para manusear os animais que por ventura venham a aparecer, sempre preservando o bem estar dos bichos e dicas para identificá-los. O segundo e último bloco foi reservado para que os colaboradores dos setores pudessem presenciar uma demonstração e entender as técnicas por meio da prática, onde foi permitido que com o uso de todos os equipamentos de proteção eles pudessem fazer uma simulação de contenção com os animais que foram levados pela PMSE.

A iniciativa se deu por conta das constantes aparições destes animais no Riomar Shopping, uma vez que o estabelecimento está localizado em torno de um manguezal que possui diversas espécies da fauna silvestre habitando em seu entorno. Para a Analista Ambiental do estabelecimento, Vivianne Andrade, o treinamento foi muito importante para a capacitação de seus profissionais. “Eu agradeço muito a oportunidade e a disponibilidade dos colegas que vieram dar essa palestra. Foi de suma importância poder ter a possibilidade de aprender esses treinamentos com uma equipe capacitada e preparada, o que será de grande ajuda para a capacitação dos nossos profissionais futuramente”, afirmou.

Em razão de o centro de compras possuir uma grande quantidade de profissionais trabalhando em turnos distintos, o treinamento/palestra foi dividido em dois dias, ficando para o próximo dia 21 a segunda realização do evento, que contará com outro profissional da Adema e o apoio dos profissionais da PMSE.

Última atualização: 18 de novembro de 2022, 12:25 PM