No último fim de semana, o diretor-presidente da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Gilvan Dias, participou de um encontro com a diretora-presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), Patrícia Iglécias, na capital paulista, onde foram discutidas as experiências entre as duas instituições.

Na reunião, em que também participaram  o diretor de Controle e Licenciamento Ambiental da CETESB, Gláucio Atorre Penna e assessores dos dois órgãos, foi iniciada à elaboração de instrumentos de cooperação técnica entre os dois órgãos ambientais, a exemplo de cursos, bem como o compartilhamento de dados do Estado de São Paulo no campo ambiental.

Outro assunto abordado entre os gestores foi sobre a revogação da Resolução 303, de 20 de março de 2002, a qual dispõe sobre parâmetros, definições e limites de Áreas de Preservação Permanente (APP’s), pelo CONAMA, e, os impactos da medida na definição de APPs – de Restinga e linha de preamar.

A diretora da CETESB, Patrícia Iglécias destacou ainda o ‘CETESB de portas abertas’, programa criado na atual gestão, e que tem entre seus objetivos, dar assistência técnica e auxiliar os municípios em suas pendências ambientais e avançar em suas próprias agendas. “A CETESB como maior agência ambiental da América Latina deve colaborar com os municípios e estados brasileiros, em prol de uma melhor gestão do meio ambiente . É um prazer para a CETESB receber o representante ambiental do Estado de Sergipe”, afirmou. 

Gilvan Dias salientou a importância da Companhia Paulista na área ambiental. “A CETESB possui o protagonismo no controle e preservação ambiental no Estado de São Paulo. São 53 anos de criação, com forte atuação no cenário ambiental. Acreditamos que o início dessa parceria entre os dois órgãos ambientais trará bons resultados para Sergipe”, enfatizou.