Uma cobra foi entregue voluntariamente na sede da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), uma Corn Snake (Pantherophis guttatus), popularmente conhecida como cobra do milho, o réptil estava em cativeiro há cerca de um ano. Além desta entrega voluntária, a Adema recebeu ainda mais três cobras, uma resgatada pela equipe técnica do órgão ambiental e outra pelo Pelotão Ambiental da Polícia Militar.
 
Segundo o Diretor-Presidente da Adema, Gilvan Dias, explicou que aumentou o número de entregas voluntárias de animais silvestres no último mês, além disso o serviço de resgate de animais continua atuando com os chamados da população. “Nós recebemos quatro cobras desde o início do mês, uma de entrega voluntária e três resgates. O animal que foi entregue voluntariamente foi examinado pelos nossos veterinários e encaminhado para o Centro de Tratamento de Animais Silvestres (Cetas). As outras três cobras estavam saudáveis e já foram soltas em área de preservação”, explicou.
 
A Adema resgatou dois animais na grande Aracaju, um na Zona de Expansão da capital e outro em São Cristóvão. O animal estava na área externa do Complexo Penitenciária Manoel Carvalho Neto, uma cobra da espécie Jiboia-Constritora e a outra dentro de um restaurante, no Mosqueiro. A Polícia Ambiental também realizou o resgate de uma serpente que estava em um condomínio residencial do bairro Porto Dantas, Zona Norte de Aracaju. 
 
Polícia Civil entrega animais resgatados 
 
A Polícia Civil da Barra dos Coqueiros realizou a entrega de nove aves silvestres que foram resgatadas em ações policiais. Espécies cmo Azulão, Papa-Capim, Caboclinho, Coleirinho e Cabeça foram avaliadas por uma equipe de veterinários, biólogos e zootecnista para análise. De acordo, com os profissionais, as espécies foram recém-capturadas na natureza. Os animais foram encaminhados a área de reserva ambiental. 
 
Responsável pela preservação pelo ecossistema sergipano, a Adema informa que ao encontrar qualquer espécie de animal silvestre, entrar em contato por meio do telefone (79) 99191-5535. Além disso, a população deve acionar também pelo sistema de plantão no resgate e capturas de animais silvestres,  que atende às denúncias de criação ilegal, em cativeiro, desses animais,  os telefones são(79) 3198-7191 (geral); plantão de resgate de fauna (79) 98819-7558 e (79) 3198-7150, ou pelos emails: adema.institucional@adema.se.gov.br; gilvandias.santos@adema.se.gov.br; mariaclaudenice.gomes@adema.se.gov.br  das 7h às 13h.

Última atualização: 6 de agosto de 2020, 12:24 PM por: